quinta-feira, 24 de abril de 2014

Origem da Cerveja


Não se pode dizer com precisão quando foi descoberta a cerveja. Acredita-se que foi há mais de 10.000 anos, acidentalmente com o contato da água com cereais, a qual fermentou dando origem a bebida que tanto amamos.

O primeiro fato histórico que se tem registro arqueológico vem do povo Sumério, datando 6.000 anos a.C. Juntando água com a massa do pão eles perceberam que a água fermentava, dando origem a uma forma primitiva da cerveja, chamada “pão líquido”.

A maior expansão da história da cerveja aconteceu no Império Romano, por volta de 100 anos a.C. Júlio César, famoso imperador romano era um amante da bebida, costumava dar festas com muita cerveja para comemorar suas conquistas nos campos de batalha. Sua atitude popularizou a bebida por grande parte da Europa.

A cerveja daquela época era bem diferente das atuais. Era escura e forte, e como não havia noções básicas de higiene, geralmente era contaminada, causando diversos tipos de doenças.

Quando Louis Pasteur, no século XIX, descobriu a existência de micro-organismos responsáveis pela deterioração da bebida, houve mudanças no rumo da história e produção da cerveja. Os fabricantes começaram a dar mais importância na limpeza dos equipamentos, e na pureza da água. Foi um marco tão importante, que o processo de purificação através do calor ganhou o nome de pasteurização, em homenagem a Pasteur. Processo esse, que possibilitou uma produção maior e com mais qualidade da bebida que adoramos e que ganha mais amantes a cada dia.

Fontes: Bierland e Brejas


Nenhum comentário:

Postar um comentário